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sexta-feira, 17 de junho de 2011

BMW oficializa M5


Após caírem na internet as imagens definitivas da nova geração do M5, a BMW decidiu lançar um comunicado oficial sobre o modelo. Confirmam-se assim novidades como o visual mais arrojado e motor V8 biturbo, inédito no sedã mais esportivo da marca germânica. A empresa garantiu também a apresentação comercial do modelo para o Salão de Frankfurt, em setembro.


No que diz respeito ao visual, estão os itens que havíamos listado ontem (15): os para-choques têm contornos mais aerodinâmicos e há saias laterais integradas. As tomadas de ar ficaram maiores e há uma saída para resfriar os discos de freio dianteiros. As rodas de liga leve, como de praxe, são exclusivas e têm 20 polegadas de diâmetro. Atrás, dois pares de saídas de escape complementam o visual mais nervoso.
Um dos itens que mais chama atenção no modelo não pode ser visto de fora, apenas ouvido. Trata-se do 4.4 V8 biturbo já usado na marca pela divisão M Motorsport. Com 560 cv (6.000 rpm), ele entrega mais de 50 cv mais que o V10 usado até então (507 cv). A transmissão é de dupla embreagem, com sete velocidades.
Mais forte, o M5 também ficou mais veloz que o antecessor. O novo sedã acelera de 0 a 100 em 4,4 segundos (0,3 s a menos que o antigo modelo), encostando nos 200 km/h em 13 s, e alcança 250 km/h, limitados eletronicamente. Com a “liberação” do pacote M Driver, passa a chegar a 305 km/h. Graças à caixa mais avançada e a itens como o recuperador de energia cinética (Kers), as médias de consumo ficam em 10,1 km/l, contra as 7 km/l do V10. Os dados todos são da BMW.


Na parte mecânica, o M5 não se destaca apenas pelo motor. Ele tem uma série de mudanças para se adequar à nova proposta. Entre as novidades, há suspensão retrabalhada e diferncial autoblocante com divisão inteligente de torque. Ele permite que apenas uma roda receba toda a força do motor, caso necessário. Aos “pilotos”, há o programador M Drive, que regula o funcionamento dos amortecedores ativos, a programação das trocas de marcha, a atuação do controle de estabilidade, a velocidade de resposta do acelerador e as informações que serão projetadas no display do para-brisa (HUD), entre outros parâmetros.

Entre os equipamentos, além dos citados HUD, M Drive e amortecedores ativos, o M5 traz itens como sistema de visão notura e faróis de xenônio com luzes adpatativas. O sedã conta também com aviso de mudança involuntária de faixa, ar-condicionado automático com quatro zonas independentes e conexão com a internet.
Os preços, na Alemanha, devem começar em 100 mil euros (cerca de R$ 230 mil).




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